Marianenses se solidarizam por Santa Maria de Itabira

  • 22/02/2021
  • 0 Comentário(s)

Marianenses se solidarizam por Santa Maria de Itabira

É grave situação no município com vítimas em razão da inundação e dos deslizamentos de terra após episódio de chuva extrema.

A cidade de Santa Maria de Itabira, na região central do estado de Minas Gerais, fica a cerca de 180 km e pouco mais de 2 horas de viagem de Mariana, foi duramente castigada por uma intensa tempestade de chuva que afetou a região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, até o momento são 11 ocorrências de alagamentos, desmoronamentos e resgate de pessoas ilhadas.

Um barranco desmoronou no bairro Poção e deixou um rastro de destruição de vários imóveis, soterrando vários moradores. Ainda não há informações sobre o número exato de vítimas na cidade e há dificuldades de acesso ao município devido aos desmoronamentos de encostas que impedem o tráfego na rodovia MG-129, mas uma morte já foi confirmada.

“A cidade está sob as águas, situação desse tipo nós nunca vivemos. Tem diversos pontos com queda de casas, situações de soterramento. Helicóptero do Corpo de Bombeiros acabou de chegar à cidade para poder ajudar no rescaldo”, narrou Eduardo Martins, que atua na coordenação da Defesa Civil de Santa Maria de Itabira, em mensagens encaminhadas pelos bombeiros.

Uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas foi utilizada para realizar atendimento à população da cidade, com apoio no transporte das equipes.

O rio Tanque subiu rapidamente na região e provocou o alagamento na cidade. A Defesa Civil de Minas Gerais alertou nas redes sociais que mobilizou todo seu efetivo para enfrentar os desastres provocados pelas fortes chuvas nas regiões da Zona da Mata e Alto Caparaó.

PREVISÃO

A MetSul alerta que a chuva vai persistir durante a semana na região. O mapa mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias do modelo Icon para o Sudeste do Brasil.

A chuva por vezes será forte e, com o solo saturado, podem ocorrer mais deslizamentos. O tempo segue muito instável em Minas nos próximos dias com novos eventos de chuva extrema em razão da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

A previsão para Mariana nos próximos dias também é de chuvas intensas. Dessa forma a Defesa Civil de Mariana orienta para que as pessoas fiquem atentas para os riscos de desastres socioambientais.

"É possível que em caso de emergência seja necessário abandonar o lugar em que você está.

Mantenha a calma e siga o PLANO DE EVACUAÇÃO da Defesa Civil para que tudo ocorra da forma mais segura possível.

Juntos construiremos uma rede de apoio.

Em caso de emergência ligue:☎

🔸Defesa Civil 199

🔸SAMU 192

🔸Bombeiros 193

🔸Polícia Militar 190

🔸Guarda Municipal 153

COMOÇÃO

Pelas redes sociais várias pessoas se manifestaram em solidariedade pelos atingidos pelas chuvas na cidade de Santa Maria de Itabira. Foi mobilizado também uma corrente de doações para arrecadar água, itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas em geral.

Fonte: Portal da cidade de Mariana


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. GUSTAVO MIOTO

DESPEDIDA DE CASAL

top2
2. DIEGO & VICTOR HUGO Part.BRUNO & MARRONE

FACAS

top3
3. RAFFA TORRES

MOCA DO CAIXA

top4
4. BRUNO & MARRONE Part.WESLEY SAFADAO

ULTIMO BEIJO

top5
5. SANDRO & CICERO Part.MC MIRELLA

ME ADOTA

top6
6. THEO & GABRIEL Part.JORGE

DEPENDENCIA

top7
7. GUILHERME & BENUTO

PULEI NA PISCINA

top8
8. TIERRY

RITA

top9
9. GUILHERME & BENUTO

PULEI NA PISCINA

top10
10. O MICHEL TELO

TEMPO NAO ESPERA NINGUEM


Anunciantes