Menos restrições: veja as cidades mineiras que saíram da onda roxa

  • 08/04/2021
  • 0 Comentário(s)

Menos restrições: veja as cidades mineiras que saíram da onda roxa

Pelo menos 54 cidades de Minas Gerais devem avançar a partir de segunda-feira (12/4) para a onda vermelha do programa Minas Consciente, que orienta o retorno gradual das atividades econômicas. Os municípios serão monitorados até sexta-feira (9/4) para assegurar que não há piora nos indicativos da COVID-19, sobretudo na oferta de leitos de UTI e enfermaria.

A decisão foi comunicada pelo governo de Minas nesta quarta-feira (7/4) e será publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (8/4).
A mudança ocorre justamente quando Minas Gerais registrou seu maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia: 508. O total de mortes é de 26.303, além de mais de 1,1 milhão de casos.
As localidades que avançaram para a onda vermelha foram a macrorregião do Triângulo Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros e Bocaiuva e Taiobeiras. Caso elas apresentem piora nos números, poderão voltar para a onda roxa.

Cidades importantes como Araxá, Uberaba e Frutal também poderão reduzir as restrições na economia. Na fase do programa, serão permitidos o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.

Se a onda roxa não permitia a ocupação em hotéis e atrativos culturais, agora a onda vermelha passa a aceitar 50% da capacidade máxima. Outra mudança é a presença de 30 pessoas por evento.
“As mudanças não terão impacto na efetividade da onda roxa, porque a restrição de circulação de forma isolada não tem impacto direto. O que realmente queremos é evitar aglomerações. Por isso a decisão de fazer com que serviços não essenciais, principalmente bares, não vendam produtos em balcão para evitar concentração de pessoas na porta", ressalta o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccharetti.
"Também recomendamos cuidado até mesmo durante uma reunião familiar, em função do risco de contágio”, acrescenta.
O governo também comunicou que suspendeu o toque de recolher das 20h às 5h e a liberação dos encontros familiares. A decisão ocorreu depois de o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) revogar a medida feita pelo estado, por entender que tirava o “direito de ir e vir” do cidadão.
Anteriormente, 38 cidades de Minas também haviam avançado para a onda vermelha. Todas pertencem à macrorregião do Triângulo do Norte e da microrregião de Patos de Minas.
Os demais municípios do estado permanecem na onda roxa por tempo indeterminado. Na próxima quarta-feira (14/4), a Secretaria de Estado de Saúde deve divulgar um novo panorama acerca da situação da doença no estado.
Macrorregião Triângulo do Norte
Araxá, Água Comprida, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo

Microrregião de São Gotardo
Arapuá, Carmo do Paranaíba, Matutina, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gotardo e Tiros
Microrregião de Taiobeiras
Curral de Dentro, Berizal, Ninheira, São João do Paraíso, Vargem Grande do Rio Pardo, Indaiabira, Montezuma, Santo Antônio do Retiro e Rio Pardo de Minas
Microrregião de Montes Claros/Bocaiuva
Bocaiúva, Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Joaquim Felício, Juramento, Montes Claros e Olhos D´Água
Fonte: Estado de Minas

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. GUSTAVO MIOTO

DESPEDIDA DE CASAL

top2
2. DIEGO & VICTOR HUGO Part.BRUNO & MARRONE

FACAS DIEGO & VICTOR HUGO Part.BRUNO & MARRONE

top3
3. THEO & GABRIEL Part.JORGE

DEPENDENCIA

top4
4. RAFFA TORRES

MOÇA DO CAIXA

top5
5. LIVE ISRAEL & RODOLFFO

BATOM DE CEREJA

top6
6. BRUNO & MARRONE Part.WESLEY SAFADAO

ULTIMO BEIJO

top7
7. LIVE GEORGE HENRIQUE & RODRIGO

VOU VALENDO

top8
8. SANDRO & CICERO Part.MC MIRELLA

ME ADOTA

top9
9. ZE NETO & CRISTIANO

ALO AMBEV (SEGUE SUA VIDA)

top10
10. FELIPE ARAUJO Part.JAPINHA CONDE

VOCE NAO VALE


Anunciantes