Imagem: Wilson Dias/ Agência Brasil
Governo Federal lança plataforma para realizar bloqueio de celulares roubados ou furtados; saiba como funciona
Nesta terça-feira (19), o Governo Federal anunciou o lançamento do Celular Seguro, uma ferramenta on-line que permite realizar o bloqueio imediato de aparelhos celulares que tenham sido roubados ou furtados, em um período de até 24 horas. A plataforma ainda disponibiliza a opção de bloquear contas bancárias em até 30 minutos depois do incidente.
Idealizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), juntamente com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a plataforma busca simplificar o processo de bloqueio de dados de vítimas de roubo e furto, além de reduzir eventuais perdas financeiras dessas pessoas.
O Celular Seguro pode ser acessado tanto pelo site celularseguro.mj.gov.br, quanto pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. Para registrar o usuário, basta inserir os dados da conta do gov.br e aceitar os termos de uso. Em seguida, é necessário adicionar o nome completo, CPF, telefone e e-mail de uma pessoa de confiança, que terá o acesso ao botão de emergência e poderá realizar o bloqueio do aparelho.
Caso o proprietário do aparelho precise bloqueá-lo, pode fazer isso através do sistema gov.br. Para registrar uma ocorrência, é preciso selecionar o dispositivo que será bloqueado, clicar na opção “Alerta”, indicada por um triângulo amarelo, informar se o aparelho foi perdido, roubado ou furtado, além da data e local do ocorrido.
A plataforma então fornece um número de protocolo que deverá ser guardado para possíveis atendimentos junto ao Ministério da Justiça, Anatel, bancos ou operadoras.
Por Jaíne Cramer