Imagens: Prefeitura de Mariana

Prefeitura de Mariana disponibiliza Passe Escolar e Ajuda de Custos no transporte para estudantes

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Educação, reabriu o processo de solicitação para Passe Escolar e Ajuda de Custos no transporte de estudantes do ensino médio e pós-médio que residem em Mariana e estudam em outro município.


As inscrições são feitas por meio de processo (PRO) a ser protocolado no Setor de Documentação e Arquivo, situado no prédio da Prefeitura. As inscrições ficarão abertas até o preenchimento total das vagas e os interessados devem apresentar documentação pessoal e de todos os membros da família, assim como comprovante de residência, certificado de conclusão do ensino fundamental e situação socioeconômica de cada membro familiar. 


O Passe Escolar será disponibilizado, exclusivamente, para alunos que utilizam as linhas regulares de ônibus intermunicipais, se deslocando de sua residência até a escola. Os requisitos são: 

- Preferencialmente alunos que estudam na Rede Pública de Ensino. 

-Ter residência na sede, distrito ou zona rural do Município de Mariana, comprovado o domicílio mediante apresentação das três últimas faturas de energia e/ou telefonia em seu próprio nome, do seu genitor ou cônjuge. 

-Estar matriculado no Ensino Médio ou em curso regular e presencial de graduação ofertado por instituição de ensino superior - declaração de matrícula original.

- Comprovar as condições socioeconômicas de acordo


Para receber a Ajuda de Custo, que é no valor de  R$250,00, o estudante deve estar matriculado em qualquer instituição de ensino no raio de 150 km da sede da cidade, mas que não seja instalada no município. As especificações para receber o auxílio são as mesmas do Passe Escolar, mas comprovando a situação socioeconômica nos seguintes critérios: 

  1. Preencher Termo de Responsabilidade, Declaração de Ausência de Rendimentos e Declaração de rendimentos, que serão fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, caso seja selecionado.

  2. Declaração de Rendimentos de Aluguel e Declaração de Pensionamentos.

  3. Declaração de não recebimento de bolsa: permanência, extensão, inicialização científica e monitoria, assinada e carimbada pela instituição.

Os interessados devem ir ao Setor de Documentação e Arquivo no horário das 8h às 17h munidos da documentação necessária e efetuar seu cadastro gratuitamente. As inscrições são relativas à concessão de Passe Escolar ou Ajuda de Custo, e só é disponibilizada para alunos que moram em Mariana mas estudam em outro município.

Acesse o áudio


Por: Lênio Monsores

Outras Notícias

Prefeitura de Mariana promove Fórum de Abertura de Ano Letivo 2024

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo nesta segunda-feira (5) o Fóru...

SISU: Após adiamento MEC divulgará resultados nesta quarta-feira

O Ministério da Educação comunicou na tarde da última terça-feira (30), que os resultados do Sistema de Seleção Unifi...

Candidatos que pretendem ingressar na UFOP neste ano precisam estar atentos às mudanças do SISU

Os candidatos que pretendem ingressar na Universidade Federal de Ouro Preto e demais universidades públicas do Brasil...

Enem 2023: resultados foram divulgados na terça-feira (16); Inscrições para o Sisu e Prouni começam na próxima semana

Na terça-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resu...

Inscrições para o EJA começam nesta segunda-feira (15) em Mariana

As inscrições do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) começam em Mariana nesta segunda-feira (15). Os int...

Prefeitura de Mariana abre inscrições da Colônia de Férias para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Esportes, realizará nas próximas semanas atividades de recreação pa...