Imagem: Flávio Tavares/O TEMPO
Ministério Público de Minas Gerais busca acordo para a criação de via alternativa da BR-040 até o primeiro semestre de 2024
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende viabilizar a construção de uma via alternativa para desviar o tráfego de aproximadamente 1.500 carretas de minério que circulam diariamente nos trechos mais arriscados da BR-040, entre Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, e Conselheiro Lafaiete, na área central.
Para alcançar esse objetivo, o órgão planeja firmar um acordo até o primeiro semestre deste ano, envolvendo oito prefeituras, dez empresas mineradoras, o governo do Estado e a União. O projeto prevê que as empresas assumam a revitalização de estradas já existentes e realizem obras de alargamento, compactação e pavimentação, construindo, assim, uma nova via estruturada, com capacidade para o elevado tráfego de caminhões. Além disso, seria necessária a implementação de um terminal ferroviário para possibilitar o escoamento da carga.
A iniciativa é liderada pelos prefeitos da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig). O acordo em negociação é um dos mais complexos já tratados pelo Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) e busca aliviar um trecho de 54 quilômetros da BR-040, onde ocorreram, em média, 156 mortes por ano entre 2020 e 2022.
Em entrevista para o Jornal O Tempo de Belo Horizonte, o Chefe do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, demonstrou otimismo, explicando que finalmente o projeto pode sair do papel. Mesmo que ainda não haja uma definição para a próxima reunião, Jarbas tem a expectativa de que as partes cheguem a um acordo até o final do primeiro semestre de 2024.
Por: Michelle Schiavoni