Imagem: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar

Semana Santa: Confira destaques da programação de celebrações em Ouro Preto

Nesta quarta-feira (14), os cristãos celebram o início do período de preparação para as festividades do Domingo de Páscoa. Nos próximos 40 dias, os fiéis estarão em um momento dedicado à reflexão, jejum e penitência. Tendo como pano de fundo uma data tão marcante quanto a quarta-feira de Cinzas, a Prefeitura de Ouro Preto, juntamente com as Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição, divulgaram a programação da Semana Santa de 2024. 

As festividades deste ano têm início na sexta-feira, dia 22 de março, e se estenderão até o dia 31 de março, Domingo de Páscoa. Além das celebrações tradicionais, as paróquias de Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição também comemoram o Setenário das Dores de Maria. 

Durante os dez dias de celebrações, acontecerão missas e Via Sacra na Basílica de Nossa Senhora do Pilar e em outros santuários e capelas da cidade. Também haverá procissões com as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos. 

Confira os dias e horários de algumas celebrações de destaque da Semana Santa de Ouro Preto:

  • Domingo de Ramos, 24 de março

08:30 - Benção de Ramos na Igreja de São Francisco de Paula e no adro da Igreja de São Francisco de Assis.

16:00 - Missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição e na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, seguidas de procissão com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, respectivamente.

18:00 - Cerimônia do Encontro na Praça Tiradentes, seguida de procissão em direção à Basílica de Nossa Senhora do Pilar onde acontece o Sermão do Calvário.


  • Quinta-feira Santa, 28 de março

17:30 - Missa da Ceia do Senhor e Sermão da Eucaristia na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

18:00 - Missa da Ceia do Senhor e cerimônia do Lava-pés no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

20:30 - Sermão do Mandamento Novo e cerimônia do Lava-pés no Largo do Rosário.

23:00 - Procissão do Fogaréu saindo do adro da Igreja de São Francisco de Assis.


  • Sexta-feira Santa, 29 de março

06:00 - Via Sacra saindo da Igreja de Nossa Senhora das Dores, em direção ao Cruzeiro no bairro Alto da Cruz, e da Capela de São Cristóvão para a Capela do Senhor do Bom Fim e Agonia.

08:00 às 17:00 - Veneração do Senhor Morto na Igreja de Nossa Senhora das Dores.

19:30 - Cerimônia do Descimento da Cruz no Largo do Rosário, seguida da Procissão do Enterro até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.


  • Domingo de Páscoa, 31 de março

07:00 - Missa festiva na Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Procissão da Ressurreição conduzindo o Santíssimo Sacramento até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

19:00 - Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Coroação de Nossa Senhora das Dores.


A programação completa está disponível no site da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar,  www.pilarouropreto.com.br/noticias.

Acesse o áudio

Por Jaíne Cramer

Outras Notícias

Cerimônia da Medalha da Inconfidência faz reparação histórica à inconfidente Bárbara Heliodora

No último domingo, 21 de abril, o governo de Minas Gerais promoveu a tradicional cerimônia de entrega da Medalha da I...

Gorete Milagres se apresenta em Ouro Preto com o espetáculo “Filomena - 30 anos de peleja”

A atriz Gorete Milagres, a Filó, se apresenta na Casa da Ópera de Ouro Preto com o espetáculo “Filomena - 30 anos de ...

Com direito a telão e pipoca, marianenses assistem primeiro episódio da novela “No Rancho Fundo”

Na noite da última segunda-feira (15), a população de Mariana assistiu à estreia do primeiro capítulo da nova novela ...

Edital da Fundação da Renova seleciona projetos de cultura, esporte e lazer para Novo Bento Rodrigues e Paracatu

A Fundação Renova está com inscrições abertas para o Edital Doce - Novos Distritos, que busca projetos voltados para ...

Mariana terá em breve cinema com projeção 3D e programação d lançamentos mundiais

A cidade de Mariana contará em breve com uma nova opção de arte, cultura e entretenimento para a população. Na tarde ...

Casa de Cultura de Mariana recebe na próxima semana a exposição “A pintura de Preta Layon”

A Casa de Cultura de Mariana e a Academia Marianense de Letras convidam para a abertura da exposição “A PINTURA DE PR...