Imagem: Reprodução
Em menos de dois meses, Mariana registra 912 casos confirmados de dengue
Mariana está em situação de emergência em saúde pública devido às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (19) pela prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Primaz de Minas contabiliza 912 casos confirmados de dengue. Além disso, Mariana possui 3 casos confirmados importados de chikungunya, 3 casos suspeitos da mesma doença e 1 caso suspeito de zika.
O boletim epidemiológico também realizou um levantamento dos bairros com maior concentração de casos de dengue. Os bairros Cabanas, Rosário, Colina e Santa Rita de Cássia são destaques nos números de casos confirmados da doença. Nos distritos, a maior concentração está em Passagem de Mariana, que contabiliza 178 casos da doença, enquanto Monsenhor Horta está em segundo lugar na lista com 25 casos confirmados. Além das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o município registrou 83 casos de Covid-19 em janeiro e 164 em fevereiro, com 2 óbitos em investigação.
Diariamente, a prefeitura de Mariana tem atuado no combate à dengue, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Zoonoses. O município realizou a ampliação de contratações de agentes de combate de endemias, realizou campanhas educativas sobre o assunto e realizou, por meio de agentes de combate, a borrifação com bomba costal.
A população também pode participar do combate à dengue em Mariana, eliminando água parada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção. Além disso, é fundamental receber os agentes de combate a endemia em casa.
Por: Michelle Schiavoni