Imagem: Redes sociais Celso Cota
Celso Cota anuncia chapão do MDB para as eleições 2024
Na tarde da última quinta-feira (4), o prefeito de Mariana, Celso Cota, anunciou por meio de uma postagem no Instagram a criação de um chapão do partido MDB para concorrer à vereança em outubro deste ano. A composição inclui nove vereadores atuais da Primaz de Minas: Marcelo Macedo, Adimar José Cota, Pedrinho Salete, Zezinho Salete, Edson Agostinho, Ronaldo Bento, Maurício da Saúde, João Bosco e Fernando Sampaio.
As reuniões entre os políticos que compõem a chapa vêm acontecendo nas últimas semanas, resultando no lançamento do chapão do MDB, que, além dos nove atuais vereadores, será composto por 16 candidatos, atendendo ao limite atual estabelecido por lei.
Em entrevista para a Agência Primaz, o vereador Zezinho Salete explicou sobre as reuniões para formação do chapão do MDB: “Nós estivemos reunidos várias vezes, e hoje reunimos novamente, chegando ao consenso de que seria melhor incluir esses nove vereadores no ‘chapão’. Porque, na verdade, os candidatos novos que estão chegando se sentiam reprimidos em concorrer com vereadores já com mandato”, explicou Zezinho Salete.
O chapão do MDB foi lançado um dia antes da primeira data importante do calendário eleitoral de 2024. A janela para alteração de legenda por vereadores e vereadoras que queiram se candidatar à vereança ou para o cargo de prefeito encerra-se hoje (5). Amanhã (6) é o prazo limite para filiação partidária de quem quer se candidatar a qualquer cargo em outubro.
Ainda segundo a reportagem da Agência Primaz, além do chapão, Celso Cota pode contar com o apoio de partidos e de uma federação que congregam mais três integrantes da formação atual do Poder Legislativo de Mariana: José Sales, eleito pelo PDT, Ricardo Miranda, que trocou recentemente o partido Republicanos pelo Novo, e Manoel Douglas (Preto do Cabanas), eleito pelo Partido Verde e integrante da Federação Brasil da Esperança, composta também pelo PT e PCdoB.
Repórter: Michelle Schiavoni