Imagem: Portal da Cidade / Reprodução
Gustavo Gomides apresenta planos para a Secretaria de Esportes
Em entrevista para a Rádio Mariana FM, Gustavo Gomides, Secretário Municipal de Esportes e Eventos explicou o que pretende fazer enquanto estiver à frente da administração do Esporte de Mariana.Inicialmente, Gustavo contou sobre como foi receber o convite para assumir o cargo:
“Recebi esse convite com surpresa. Já atuei como voluntário no Conselho Municipal de Esportes, e acredito que grande parte da motivação deste convite veio por meio deste trabalho”.
Depois, apresentou seus objetivos enquanto secretário. Segundo ele o objetivo principal é manter o calendário de programação, os eventos tradicionais, mas com uma reformulação, ele diz:
“Os jogos da comunidade de Mariana também precisam ser reformulados. Isso está sendo estudado pela equipe. Mas o objetivo principal é buscar levar o esporte para as comunidades. Fortalecer as entidades para que a gente possa ter esse esporte lá na ponta, para que consigamos dar essa resposta à comunidade. A gente entende que é um momento de zelar e proteger nossas crianças da comunidade marianense, não só com eventos, mas também com ações efetivas que possam garantir o que está na Constituição, que é levar o esporte para todos”.
Caminhando para o fim da entrevista, Gustavo falou sobre Jhosefer, jovem nascido em Mariana, que atualmente é capitão da equipe sub-20 do Cruzeiro:
“O Jhosefer é nosso diamante! Mariana sempre teve destaque no futebol. O futebol de Mariana precisa ter investimento, e realmente tem que ser valorizado. A gente pensa em estreitar esses laços, foi lançada recentemente uma possibilidade da criação da seleção marianense sub-11 e sub-15. Pensamos em fortalecer esse futebol, para que as crianças, além de terem a oportunidade de conviver no meio esportivo e desenvolverem as capacidades psicomotoras, cognitivas, e físicas de forma geral, também é uma forma de levar esses meninos à visibilidade no cenário estadual do futebol. Então, o Jhosefer é um exemplo a ser seguido. A gente torce muito por ele, e conta por ele para ser nosso porta-voz do futebol”.
Para finalizar, o Secretário falou sobre a importância da acessibilidade dos PcDs no esporte:
“A primeira coisa comprometida na gestão, é a capacitação de profissionais de educação física. Atualmente, temos 6 profissionais e 6 estagiários. Esses profissionais já estão em processo de compra de um curso de capacitação. O valor deste curso é de investimento barato, pelo tanto de ganho que temos para nossa comunidade. É uma capacitação necessária para que as pessoas possam ter o melhor atendimento. Buscamos também capacitar os professores, para receberem e acolherem melhor essas crianças, com responsabilidades, e trabalhar da forma correta”.
Por: Luan Lima