Imagem: Reprodução/ADSM
Associação Doe Sangue Mariana (ADSM) viabiliza doação de voluntários
Com a aproximação do feriado de Carnaval, muitos hospitais e bancos de sangue começam a se preparar para a realização de campanhas de doação. A Associação Doe Sangue Mariana promove mensalmente a ida de voluntários da região até os pontos de doação. No dia 10 de fevereiro será a próxima ação do grupo que irá levar os interessados até o Hemonúcleo de Ponte Nova.
O fato de Mariana não possuir um hemocentro acaba sendo um empecilho para aqueles que não conseguem se deslocar até outras cidades para fazer a doação. Pensando nisso, doadores voluntários se reuniram e fundaram a Associação Doe Sangue Mariana. A Marcilene Silva é uma das voluntárias e contou pra gente um pouquinho sobre o trabalho do grupo:
“Nós somos a Doe Sangue Mariana, nós já estamos a 7 anos atuando e sim a gente faz caravanas, inclusive do final de novembro ao começo de dezembro foram 7 campanhas. Então assim, mensal tem que ter uma, só que aí vem as emergências, a gente faz o possível para cobrir as emergências. Então assim, se tem doador, tem campanha, a gente vai montando. A gente já fez uma dia 16 de janeiro e a de fevereiro é agora dia 10, já está agendado em Ponte Nova. Então a gente atende Hemoservice, Vita Hemoterapia e os Hemocentros tanto de Ponte Nova quanto BH.
Todo mundo que trabalha lá é voluntário, ninguém recebe nada por isso. É uma coisa que a gente faz por amor, só quem faz sabe o tanto que a gente ama, tanto quem organiza quanto os doadores. E assim, a gente não tem muito apoio, a prefeitura cede os ônibus pra gente, então lanche essas coisas a gente tem que arrecadar, é ação voluntária, então toda ajuda é muito bem vinda porque toda caravana nossa tem água, tem lanche, a gente ampara o doador dentro do ônibus. As vezes tem pessoas que saem de casa em jejum, não pode doar sangue em jejum, então a gente já vai previnido”.
Para ser um voluntário é preciso atender alguns requisitos, como pesar acima de 50 kg, não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico; nem ter diabetes ou estar grávida. Para mais informações acesse o site hemominas.mg.gov.br ou entre em contato com a ADSM pelo instagram @doesanguemariana.adsm
Por Larissa Fonseca.