
Imagem: Reprodução/ SERPRO
Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será emitida a partir de novembro
A partir do dia 6 de novembro, a Polícia Civil de Minas Gerais dará início à expedição da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento substituirá o modelo utilizado atualmente e terá uma série de mudanças, como a retirada do número de RG. A proposta é unificar o número do documento em todo país por meio do CPF e assim “facilitar a vida do cidadão”.
A nova CIN também será emitida sem o campo referente ao sexo e constará apenas o nome informado pelo indivíduo no momento do cadastro, sendo ele o nome social ou de registro civil. Também será incluído um QR Code utilizado para verificação da autenticidade do documento.
A troca para o novo modelo é obrigatória, mas o prazo para fazer a mudança vai até 28 de fevereiro de 2032. Para solicitar a emissão do documento, é preciso realizar agendamento pelo site www.mg.gov.br, acessar a guia atendimento e selecionar agendamento online gratuito.
Para emitir a CIN é necessário levar Certidão de nascimento ou casamento, original e cópia. A entrega do documento será realizada pelos Correios no endereço informado pelo cidadão e o prazo é de até sete dias úteis.
Por Jaíne Cramer