Imagem: Reprodução/Instituto Quadrilatero
Parque Estadual do Itacolomi ficará fechado temporariamente para reformas a partir de janeiro
O Parque Estadual do Itacolomi, situado entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, ficará temporariamente fechado para visitação a partir da próxima segunda-feira (1/1). Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o fechamento temporário ocorre devido à necessidade de reformas nas vias de acesso ao local, danificadas por fortes chuvas na região. A previsão é que as obras sejam concluídas no final de 2024.
Além das estradas que levam ao parque, o Museu do Chá, o Centro de Visitantes, portaria, credenciamento, alojamentos, oficina, escritório, almoxarifado e toda a área de camping também passarão por reforma, sendo os recursos provenientes da compensação minerária.
O Parque do Itacolomi foi concedido à iniciativa privada por um período de 30 anos em um leilão realizado em dezembro de 2022. O licitante vencedor foi o Fundo de Investimento e Participações em Infraestrutura, representado pela credenciada FRAM Capital.
A empresa iniciará suas atividades no parque após a conclusão das obras e será responsável pelo gerenciamento de atividades de ecoturismo, visitação, operação e manutenção dos atrativos, assim como pelos serviços de gestão.
Criado em 1967, a unidade de conservação abriga o Pico do Itacolomi, com 1.772 metros de altitude, e outros atrativos, como a Fazenda São José do Manso.
Acesse o áudio
Por: Michelle Schiavoni