Imagem: Reprodução/Instagram Prefeitura de Mariana

Necessidade de ajustes, prestações de contas e anúncio de renovação da frota marcaram a Audiência Pública sobre o Tarifa Zero

Foi realizada na noite de ontem (9), uma Audiência Pública para ouvir a comunidade sobre o programa Tarifa Zero. Entre as principais reivindicações estão a quantidade e qualidade dos ônibus, além de ajustes de rotas e horários. Durante o evento, o DEMUTRAN, anunciou 10 novos veículos que farão parte da troca da frota atual e ressaltou a importância do uso do aplicativo Moovit para a melhora da experiência dos usuários. O Departamento de Trânsito também apresentou um balanço dos gastos do programa e pesquisas sobre a satisfação dos usuários.  


Aprovado em dezembro de 2021, o Projeto de Lei 3.528 regulamentou o Tarifa Zero em Mariana e desde fevereiro de 2022 a empresa Transcotta iniciou, através de processo licitatório, a concessão do transporte coletivo de passageiros na cidade. Após as renovações, atualmente, a empresa recebe aproximadamente 1.579.000,00 reais por mês . Apesar de alto, vale destacar que em 2023 o valor total gasto com o projeto representou cerca 2,3% da arrecadação do município. 


Defensor do programa, o prefeito Celso Cota ressaltou a importância do Tarifa Zero e garantiu melhorias para atender a população de forma adequada: “Estamos trabalhando fortemente para que o direito de vocês seja garantido e com qualidade. Vocês acabam nos orientando, o transporte público do Tarifa Zero tá incluindo ou excluindo as gestantes, os idosos, os cadeirantes? Cadeirante eu duvido que tá conseguindo usar o transporte, porque os ônibus estão adequados, mas o sistema está tão sobrecarregado que ele não consegue adentrar e se virar confortavelmente no interior desses veículos, então nós temos que rediscutir. Quer dizer que o Tarifa Zero é ruim? Não, pelo contrário, mas nós temos que aperfeiçoá-lo cada vez mais. Quem nos ajuda, nos orienta, é o usuário, por isso a audiência pública é fundamental. Aqui o nosso compromisso, nós vamos encaminhar agora para a Câmara, vamos pedir uma reunião extraordinária porque está finalizando agora dia 31 de janeiro e tem que ser renovado.”


Segundo o último levantamento, o Tarifa Zero atende uma média de 350 mil passageiros por mês, contando com 13 linhas distritais e 8 urbanas, através de 32 veículos em operação contínua e 8 veículos reservas, que pela definição do edital, podem ter de 8 a 13 anos de utilização, a depender do modelo. Durante a reunião, a Prefeitura afirmou a possibilidade de realizar campanhas de conscientização sobre a necessidade do embarque de passageiros pela porta dianteira e o respeito às vagas de prioridade, além de publicizar o uso do aplicativo Moovit, que disponibiliza o trajeto, o quadro de horários e a previsão do tempo de chegada dos ônibus disponíveis. O aplicativo está disponível para os sistemas Android, IOS e Windows Phone e deve ser escolhida a opção de atender a localidade de Ouro Preto e Região.


Acesse o áudio.

Por Larissa Fonseca.

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