Foto: Ricardo Stuckert Fotografia Presidência da República
Mariana é contemplada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
O Governo Federal anunciou no início deste mês a liberação de mais de 23 milhões para obras do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura. Os recursos serão destinados para o PAC Seleções e irão atender os estados e municípios que apontarem obras consideradas prioritárias para ter investimento do governo federal.
O vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas (PT), participou da cerimônia no Palácio do Planalto junto ao presidente Lula e os ministros. Entre as cidades contempladas pelo Novo PAC, está o município de Mariana-MG, que receberá recursos para a construção de uma nova creche e para a compra de novos ônibus escolares. Além disso, a Primaz de Minas foi contemplada pelo PAC Cidades Históricas, tendo aprovado projetos de proteção ao patrimônio histórico cultural, como a restauração dos sinos da Igreja do Carmo e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Santa Rita Durão.
O vice-prefeito agradeceu ao presidente Lula pela atenção com o município de Mariana e afirmou que irá continuar trabalhando junto ao prefeito Celso Cota e aos deputados federais do Partido dos Trabalhadores para garantir recursos do Governo Federal para a Primaz de Minas.
O PAC cidades históricas, foi criado pela Presidenta Dilma Rousseff em 2014, e por meio do programa várias igrejas e prédios históricos de Mariana já foram restauradas, como a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e a Igreja de São Francisco de Assis, que, em setembro de 2023, foi reaberta com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Repórter: Michelle Schiavoni