
Imagem: Igor Varejano/ Jornal Galilé
Assédio na Universidade: UFOP registra até o momento 77 denúncias
A Universidade Federal de Ouro Preto que deveria ser um ambiente acolhedor, seguro e de expansão do conhecimento para os estudantes, tornou-se um local de alerta para a segurança das alunas da Instituição. É o que aponta as 77 denúncias registradas na ouvidoria feminina criada pela UFOP desde 2019. Até o momento, por praticarem assédio dois professores foram suspensos e três alunos saíram da Instituição por receio da aplicação de sanções por seu comportamento. O cenário no ambiente estudantil é um sinal de atenção para a melhoria da segurança e voz das estudantes que sofrem esse tipo de violência dentro das Universidades.
Com o objetivo de combater o problema, a ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS (ALMG) realizou uma audiência pública no último dia (2).
Representantes da UFOP estavam presentes nessa reunião que foi promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Por fim, para solucionar a questão a Deputada Bela Gonçalves (PT-MG) propôs criar um Projeto de Lei para por um fim ao assédio . A proposta tem como objetivo garantir medidas efetivas de prevenção e combate ao assédio, em especial nas universidades e ambientes acadêmicos.
Por: Michelle Schiavoni